História de Karlsdorf 

Karlsdorf era a segunda comunidade mais recente do antigo distrito de Bruchsal. Sua fundação teve origem no início do século XIX, com a mudança ocorrida em 1813 do lugarejo de  Dettenheim, uma antiga colônia às margens do rio Reno (Rhein), da época de Carlos I, o Grande (747-814).

A mudança de curso do rio Reno na metade do século XVIII trazia à antiga Dettenheim frequentes enchentes. Depois de muita insistência durante longos anos, o Grão-Duque Carlos de Baden autorizou a mudança para Altenbürg, perto de Bruchsal. Em agradecimento, o novo lugar recebeu o nome de Karlsdorf (Vila de Carlos). Na mudança ocorrida em 1813, as casas de enxaimel foram demolidas uma a uma, caibro por caibro, e foram reconstruídas no novo lugar. No ano de sua fundação, Karlsdorf contava com 500 habitantes. Graças a sua ótima situação geográfica, se desenvolveu em curto espaço de tempo. Inúmeras fábricas de charutos trouxeram o desenvolvimento do comércio. A construção da ferrovia de 1870 a 1875 e a conexão para a autopista (Autobahn A5) nos anos 30, assim como a proximidade à cidade de Bruchsal, possibilitou que a vida cultural, econômica e social se desenvolvessem tão rapidamente.

Karlsdorf (5.774 habitantes) e Neuthard (3.757 habitantes), situadas a 35 quilômetros de Heidelberg e a 20 quilômetros de Karlsruhe, no Distrito de Karlsruhe, Estado de Baden-Württemberg, sudoeste da Alemanha, eram comunidades autônomas até 1º de janeiro de 1975, quando foram unificadas durante a reforma municipal, formando a comunidade de Karlsdorf-Neuthard, conhecida como Karlsdorf. Atualmente esta região é conhecida como a região do aspargo, em razão das grandes plantações desta cultura.

Fonte: site de Karlsdorf-Neuthard

Nota: o atual município de Dettenheim inclui a velha vila de Dettenheim e seus arredores.