Livro de registro da Campanha pró Aviação Brasileira, levada a efeito em Brusque pelo Club Sportivo Paisandu, principiada em 25 de agosto de 1942 e terminada em 8 de outubro de 1942. Este livro encontra-se em poder da Casa de Brusque e as páginas acima contêm os nomes dos doadores que eram funcionários da empresa Indústrias Textis Renaux S/A. naquela época.

 

Doadores pertencentes à Família Imhof: Oswaldo Gartner, Zeno Imhof, Beno Imhof, Olívio Gartner, Maria Imhof, Marcelino Imhof (Lino), Raul Gartner, Ovidio José Imhof (Vidio), Ivo Imhof, Henrique Imhof (Heiner-Puga), Paulo Malossi e Érico Imhof (Lico).

 

Localizado por Vendelino Imhof no acervo do Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, mantido pela SAB - Sociedade Amigos de Brusque.

 

Campanha nacional da aviação

Durante a década de 1940, surge no Brasil uma campanha que visava a doação de aviões, ou dinheiro e materiais que servissem para a compra ou construção de um avião, ampliação de hangares ou construção de campos de pouso para os chamados aeroclubes

A campanha nacional da aviação, ou CNA, como ficou conhecida a campanha que também foi chamada de "Campanha para dar asas a juventude brasileira", foi organizada no governo de Getúlio Vargas, tendo sido idealizada pelo jornalista Assis Chateaubriand, proprietário da cadeia de jornais intitulada Diários Associados, e pelo senhor Joaquim Pedro Salgado Filho, então Ministro da Guerra.

Durante a CNA, terminada no início da década de 1950, foram doados mais de mil aviões por todo o Brasil, além de alguns doados a aeroclubes de outros países da América do Sul. Nosso país teve um acréscimo de mais de três mil pilotos civis e militares brevetados em aeroclubes. Passamos também de uma quantidade inferior a 40 aeroclubes, para cerca de 400 destas instituições espalhadas por todo o país.

Aeroclube era a instituição responsável por fornecer cursos, treinar pilotos, formar mecânicos e instrutores de voo, bem como fornecer espaço para eventos na área da aviação e opções de fretamento de voos particulares. Na cidade do Rio de Janeiro, estava sediado o Aero Clube do Brasil, responsável pelo registro e pelo controle dos demais aeroclubes do país, bem como pertencia a ele a função de treinar instrutores de voo para os demais aeroclubes. Contudo, era em São Paulo que havia a maior quantidade daquelas instituições em funcionamento. Nomes importantes como o de Leonel Brizola, podem ser encontrados em listas de pilotos brevetados por aeroclubes.

Um dos objetivos da CNA, em doar aviões e fomentar a criação de aeroclubes, era consolidar a aviação civil no país. Também procurava, com a formação dos pilotos e constante movimentação no espaço aéreo brasileiro, monitorar sobrevoos de aviões inimigos ao nosso território, já que estávamos vivendo a Segunda Guerra Mundial.

Wikipédia. Campanha nacional da aviação. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_nacional_da_avia%C3%A7%C3%A3o . Acesso em: 7 de junho de 2009.